top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlan Ely

O que é Ouro 10K? Qual a diferença?


As Ligas De Ouro

O ouro utilizado em joalheria pelos mestres ourives, deve ter uma dureza maior, e, desta forma, dar maior durabilidade e resistência às joias e para este fim, ele é fundido com outros metais, os quais chamamos de “liga”. Desta forma termos um material mais resistente ao risco, e que pode ser trabalhado de forma como melhor convier.

Diversos metais podem ser utilizados nas ligas de ouro: prata, cobre, zinco, paládio, entre outros.

É justamente a quantidade dos outros metais adicionados ao ouro que vai determinar o teor do ouro: quando dizemos que uma aliança é de ouro 18k ou 750, afirmamos que aquela joia foi fabricada com 75% de ouro puro, e 25% de outros metais (liga).


Já o ouro 10k ou 416 possui 41,6% de ouro puro e 58,4% de outros metais (liga).


Em termos mais práticos: uma aliança de ouro 18k que pesa 8 gramas deve possuir seis gramas de ouro, e 2 gramas de outros metais que fazem parte da liga.

Já uma aliança de ouro 10k que pesa 10 gramas deve possuir 4,16 gramas de ouro e 5,84 gramas de outros metais.


Ouro 10K: Tendência na Joalheria Internacional


O ouro puro é um material muito, muito maleável. Se você tiver um anel 100% de ouro e cumprimentar alguém, num aperto de mão, o anel vai entortar, ficando ovalado.

Claro que ninguém quer uma joia assim, tão delicada que parece feita de massinha de modelar. Então, o ouro é misturado a outros elementos, como o cobre, o zinco, a prata ou o paládio, formando uma liga metálica. Esses metais determinam a dureza da liga, mas também interferem na cor do ouro.


Com a alta procura por Ouro Rosè (ouro com tonalidade mais avermelhada), joias mais resistentes e mais pesadas, porém com um custo menor (ainda com a alta da cotação do ouro na bolsa de valores), foram fatores principais para alavancar a busca e enaltação do Ouro 10k (au416) na Joalheria Mundial!


Tabela de ligas de ouro da Joalheria Européia.

Fonte: http://adorojoias.com.br/ouro-18-ouro-750-qual-a-diferenca/ ( Por: Roberta Rossetto )


Conquiste o seu Par de Alianças de Ouro 10k Anelar Ely: https://www.anelarely.com.br/promo

830 visualizações0 comentário
bottom of page