top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlan Ely

Metal Nobre X Metal Precioso

Esse é o terceiro texto que envolve química dos metais aqui da loja. O primeiro foi sobre o quilate; o segundo sobre as perguntas e respostas envolvendo esta temática. Nele, chamei o ouro de “metal nobre” quando me referi ao ouro 12k – (50% metal nobre, 50% liga). Mas, foi nesse ponto em que me perguntei. O que é e quais são os metais nobres? É certo chamar o ouro assim?


Onde a Confusão Começa:


O ouro é tanto um metal nobre quanto um metal precioso; e a parte da “liga” contém também outros metais nobres e preciosos. Ademais, embora muitos metais preciosos sejam nobres, nem todo o metal nobre é precioso. Por último, alguns textos utilizam a expressão “Metal Nobre” como sinônimo de “Metal Precioso” e, desde aí; nasce mais uma questão, uma dúvida que era minha e pode também ser sua. Consultei quatro fontes distintas para chegar à confecção deste escrito.


Metal Nobre

(Metal Alcalino, Metal Alcalino Terroso, Outros Metais). Expressão antagônica: “Metal Vil”.

O que é...? Essa é uma definição que pertence à química. Os metais nobres são todos os metais que “apresentam baixíssima reatividade: perda ou ganho de elétrons nos processos denominados redução, oxidação e corrosão”. São os menos reativos que o hidrogênio. O ouro é metal nobre porque não oxida tão facilmente, se comparado a um dito “metal vil” (de fácil corrosão e oxidação) como o ferro, na presença de oxigênio e umidade. Isso é muito comum acontecer numa palha de aço na cozinha, mas; dificilmente você verá isso acontecer com uma aliança em ouro.

Os Metais Nobres, de acordo com a química são:

Cobre (Cu), Mercúrio (Hg), Prata (Ag), Platina (Pt) e Ouro (Au).


Outras Fontes Incluem: Rutênio (Ru); Irídio (Ir) Rênio (Re); Ósmio (Os). Paládio (Pd); Ródio (Rd).

Metal Precioso (oposto: metal não precioso);


O que é...?

Essa definição pertence à economia. Os metais preciosos são aqueles: de elevado valor econômico e, historicamente, utilizados como moeda de troca e investimento. O jornal Zero Hora divulga o valor do grama de ouro puro (24k), e; por meio deste informativo, é possível acompanhar a oscilação diária do valor deste metal, juntamente com o petróleo e o dólar. Os metais preciosos mais comumente conhecidos são: o ouro e a prata. O valor de mercado, para a prata, é menor do que valor do ouro. Além destes dois metais, existem outros; preciosos por sua raridade e dificuldade de obtenção. A platina é ainda mais preciosa do que o ouro, contudo; seu uso em jóias não é tão popular.

Ouro (Au); Prata (Ag); Platina (Pt); Paládio (Pd), Ródio (Rd); Rutênio (Ru); Irídio (Ir) e Ósmio (Os); Desta forma, o ouro e a prata são metais quimicamente nobres e economicamente preciosos. Já o mercúrio, o cobre são metais quimicamente nobres, mas de valor menor, por não serem preciosos.


Se você tem uma ideia de texto para o blog da loja; envie uma sugestão de dúvida pelo whatsapp: (51) 98854161 (Willian Ely) – Pergunte e, se eu não souber, terei o prazer em pesquisar e responder para você aqui no blog e posso incluir seu nome como autor da pergunta!!



Número de Oxidação (Nox) [https://www.todamateria.com.br/numero-de-oxidacao-nox/] Acessado em 22 de Janeiro de 2019. Metais Nobres: [https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/metais-nobres.htm] Acessado em 23 de janeiro de 2019.

A diferença entre metal nobre e metal precioso:

3 visualizações0 comentário
bottom of page