Mercúrio: Desastre para as Joias. CUIDADO!

Atualizado: 26 de Out de 2019

No texto anterior, vimos que o ouro (Au) é um metal nobre e precioso; e que o mercúrio (Hg) é um metal líquido nobre, não precioso. Uma forma de transitar entre a química dos metais, até os cuidados com as joias está nesta pergunta:

O que acontece se colocarmos estes dois metais em contato?

Más notícias. O mercúrio se ligará ao ouro e à prata formando uma amálgama – que quer dizer – liga de mercúrio com outro metal. Veja o que acontece com uma folha de ouro em contato com este metal líquido encontrado nos termômetros de vidro, antigamente muito usados e que, agora, estão sendo substituídos pelos termômetros digitais.

A reação é desastrosa e você pode acabar perdendo sua joia para sempre.



Se um termômetro quebrar dentro de sua bolsa, liberando o mercúrio interno e, o mesmo, entrar em contato com sua joia: essa é reação que acontecerá. A joia ficará esbranquiçada. Quase todos os metais reagem com o mercúrio formando amálgama, com exceção do ferro e da platina. A amálgama de prata era largamente utilizada na odontologia como preenchimento dentário devido ao seu baixo custo. Se você é dentista e, tem o metal nobre mercúrio como elemento químico em seu consultório; tenha cuidado. Não coloque em contato com joias, sejam elas de prata, sejam elas de ouro. A não ser que você queira ter a amálgama de prata ou a amálgama de ouro como produto final.

Referências:

[https://www.significadosbr.com.br/amalgama] Amalgama. Acessado em 4 de fevereiro de 2019.

[https://super.abril.com.br/comportamento/o-ouro-aparece-quando-o-mercurio-da-as-caras/] Mercúrio usado nos garimpos de Ouro. Acessado em 5 de fevereiro de 2019.

1,128 visualizações
DÚVIDAS?
SIGA-NOS
  • Facebook Anelar Ely
  • Instagram Anelar Ely
ACEITAMOS

WhatsApp:

(51) 99799-7789

RECEBA NOSSAS OFERTAS

Anelar Ely ® 2020

ANELAR ELY | CNPJ: 13.310.200/0001-92 | Endereço: Praça XV de Novembro, 66, sala 506 (Ed. Praça XV, 5º andar) - Centro - Porto Alegre - CEP 90020-080 | Telefone: (51) 3212-9135  | Email: sac@anelarely.com.br. Política de Privacidade